terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Estou há dias a reflectir sobre a nossa conversa. Tu, tal como a tua "amiga" que não chegaste a conhecer e que adora borboletas, deixam-me a pensar e ensinam-me. Mais uma vez (já com ela acontecia), dei por mim reduzido à minha pequenez de quem consegue e pode fazer quase tudo, perante a imensidão de quem não o consegue fazer e tem consciência disso! Parece contraditório, mas é assim mesmo! Passo a explicar...
Ouvir de uma "criança" que o seu maior sonho é voltar a andar, logo seguido de uma frase a dizer que sabe que isso não vai ser possível deixa-me a pensar! Deixa-me a pensar em tudo o que procuro como sendo importante e não tem qualquer importância. Deixa-me a pensar como, por vezes, não damos valor às pequenas coisas e que são realmente fundamentais (tive experiência próxima quando parti o pé mas não é a mesma coisa...). Deixa-me a pensar na força que tu tens de ter para saber e aceitar essa realidade, mesmo assim não esmorecer por completo e conseguir esboçar um sorriso e trabalhar, por maior que seja a luta contra a preguiça. Para mim aqueles como tu são os mais difíceis de lidar, mas os que também dão mais prazer. Apesar das limitações e dificuldades, ter consciência delas, pensar sobre e verbalizar tudo é muito difícil de lidar por quem está de fora! Ouvir os medos e os planos é complicado. Digo-te que a força que emanas é muito superior àquela que tu julgas. Se fosse possível, e estivesses de fora a ver-te como eu estou, irias perceber.
Deixo isto aqui porque há coisas que não te posso dizer com facilidade. Admiro-te, como admirava a tua amiga. E é por isso que, tal como a ela, todos os dias eu faço questão de vos mostrar um sorriso, e fazer-vos mostrar ao mundo um sorriso profundo e verdadeiro. Já bastam todas as barreiras para ainda nos agarrarmos a mais factores depressivos. Vale qualquer palhaçada :)

Comentava há dias que as crianças nos ensinam muito, às vezes até mais do que eu lhes ensino a elas. E, nem de propósito, aqui está. Eu posso-te ensinar a fazer textos, a escrever sem erros, ou a fazer contas complexas. Tu lembras-me e ensinas-me a dar valor às pequenas coisas. São menos palavras a definir o que tu me ensinas, mas certo é que a sua importância é gigantesca.

Obrigado miúdo, tu estás lá :)

Sem comentários:

Enviar um comentário